Depressão tem cura

Diário do Grande ABC

Diário do Grande ABC

Publicado em terça-feira, 6 de março de 2001 às 18:00

Daniela Rocha  do Diário OnLine

Entrar em depressão não é exatamente resultado de perda de ente querido, de namorado ou qualquer outra sensação de tristeza que faz parte do cotidiano. Estar deprimido é ser acometido por sentimentos persistentes de tristeza, crises de choro, perda de interesse por atividades preferidas, pensamentos de morte, entre outros sintomas. A depressão não é causada por fatores externos e requer tratamento médico, pois é classificada como doença. Se você não anda bem e acredita que se encaixa neste perfil, tire suas dúvidas no site Depressão.
De acordo com informações da página, as mulheres são duas vezes mais afetadas pela doença que os homens. A maior parte dos pacientes deprimidos que não são tratados tenta cometer suicídio pelo menos uma vez. Cerca de 17% deles conseguem se matar. Isso dá uma idéia de como a doença é grave. Mas não é para desanimar, se é que você já não perdeu o animo há tempos. O tratamento correto se mostra eficaz para 70 a 90% dos pacientes.

A página apresenta algumas possibilidades de tratamento para o caso, além de dar um panorama sobre as fases do processo de cura. Algumas informações chegam a assustar como, por exemplo, a de que um episódio de depressão maior pode durar de 6 a 12 meses. Depois desse período, a pessoa costuma a recobrar suas atividades e seu comportamento. E é aí que está o perigo. Acha-se que o problema passou, mas ele pode voltar mais grave e se tornar crônico.

O site também trata da depressão típica de crianças e jovens. Mediante pagamento, suas dúvidas podem ser respondidas pelo psiquiatra Tárcio Carvalho no Psiquiatria-On-line. Não deixe para amanhã!

Sobre Dr. Tarcio Carvalho

Médico-psiquiatra, doutor em Saúde Mental pela UNICAMP
Esse post foi publicado em Atendimento virtual, Depressão, Diagnóstico, Informática médica, Internet, Reportagem e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário