Questionário Computadorizado de Auto-Avaliação para Depressão

QCA-DFundoBrancoO Questionário Computadorizado de Auto-avaliação para Depressão (QCA-D) foi baseado em trabalhos de pesquisadores da Universidade de Londres. Eles desenvolveram um questionário de auto-avaliação a partir da Escala de Hamilton para Depressão (EHD). Este questionário apresenta algumas modificações em alguns itens da EHD. Por exemplo, adicionaram itens para ideação suicida, pois são considerados importantes no planejamento da conduta clínica em pacientes com depressão. No total, o questionário ficou com 18 itens, um a mais que a EHD.        

 

 

O questionário foi utilizado em diversas pesquisas e os  resultados  demonstraram que as aplicações realizadas por computador apresentam uma alta correlação com as avaliações dos clínicos. Na Inglaterra foi arbitrariamente escolhido o ponto de corte em 10. As informações obtidas pelo questionário, utilizando-se o computador, foram bastante precisas em discriminar pacientes deprimidos de um grupo de controle normais. Outros estudos demonstraram que o questionário aplicado pelo computador apresenta uma alta correlação com a EHD, sendo  utilizado em pesquisa de tratamento farmacológico de pacientes com depressão. Observou-se que o questionário  conseguia fazer a previsão do suicídio com  precisão maior do que os clínicos.

O Dr. Tárcio Carvalho e colaboradores realizaram uma cuidadosa tradução para a língua portuguesa do questionário, originalmente em inglês. Uma pesquisa avaliou a tradução, encontrando uma boa equivalência lingüística, conceitual e da escala. De fato, obtiveram  altos índices de concordância entre os questionários em Inglês e Português. Além do esforço do grupo em tentar obter uma boa tradução, a técnica de “back-translation” e consultas freqüentes a profissionais com experiência em tradução ajudaram no processo. Esses dados indicam que ela pode ser utilizada em Português para avaliação de estados depressivos. Os pesquisadores desenvolveram um software para aplicar o questionário e denominaram-no de Questionário Computadorizado de Auto-avaliação da Escala de Hamilton para Depressão (QAEH-D). Após uma série de estudos, houve
importantes modificações nesse questionário e no software, passando então a chamá-lo de Questionário Computadorizado de Auto-avaliação para Depressão (QCA-D). Atualmente, o questionário apresenta uma alta sensibilidade para depressão.

Pode ser utilizado de diversas formas. O questionário:

  • Mede a intensidade da depressão;
  • Avalia a evolução do tratamento da depressão;
  • Faz seleção de grupos, sugerindo pessoacom grande suspeita de depressão maior.

O QCA-D tem uma série de vantagens. As perguntas são curtas, consta apenas de 18 itens e é muito fácil de ser respondido. Em geral, as pessoas não relataram dificuldades no seu preenchimento, sendo que a maioria responde o questionário em menos de 10 minutos. O software foi desenvolvido para o ambiente Windows da Microsoft. Os pacientes respondem o questionário utilizando o mouse. Além da obtenção do resultado automaticamente no final da avaliação, os dados são armazenados para utilização em outras avaliações, comparações e pesquisas. Além disso, produzem gráficos para avaliação da evolução do distúrbio depressivo.

Sobre Dr. Tarcio Carvalho

Médico-psiquiatra, doutor em Saúde Mental pela UNICAMP
Esse post foi publicado em Depressão, Diagnóstico computadorizado, Escalas de Avaliação, Informática médica, QCA-D, Software e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário